Aproveitando o mês de novembro para falar um pouco sobre Eguns (Babá Egungun),
trago aqui um pouquinho mais sobre essa linda e tão importante cultura
que muitos fantasiam muito, colocando medo nas pessoas onde os Egum são apenas nossos antepassados (parentes, amigos, familiares de santo, etc.). Dentro da religião Afro (o culto ao orixá, Candomblé, Jejê, Nagô, Angola),
as vezes o culto é um pouco difuso, o culto a Egun (Oro, Orun) é tão
necessário quanto o culto ao orixá, nem sempre é preciso ter uma babá Egum
montado, na maioria das vezes só a reverência é preciso. Dando um
exemplo como você para no pé do Babá Exú da casa de santo (Bara Orixá),
você cumprimenta, da padê, cachaça, saúda Exú, agradece e faz seus pedidos; o Culto a Egun
é importantíssimo e deve ser sempre reverenciado, antes do Toque de
orixá, antes de uma Bori, feitura, Obi dágua, Obrigação, isto é, é um
culto tão obrigatório quanto o Culto a Eleguá (Exú Bara Orixá). No final do texto traduzido do espanhol para português (já peço desculpa se encontrarem algum erro, pois espanhol com Yoruba é um pouquinho complicado) estarei colocando um vídeo do Culto a Orun (Orô, Egun) para vocês terem uma noção de como o culto é muito parecido com do Lesé Orixá.
Nos países pertencentes ao antigo Império Yorùbá, as empresas têm focado suas práticas no culto de Egun (mortos),
de fundamental importância para a religião a partir da cultura, porque,
como dizem no sistema religioso Oxa-Ifá ", Iku Lobbi Orixá "(da morte
nasceu Orixá), normalmente traduzido como" os mortos levavam a santa. "
Para os iorubás, o conceito de morte é muito maior do que as outras
religiões, para nós, seres humanos são compostos principalmente de três
elementos: EmI (espírito), Ori (alma, cabeça) e Ara (corpo). A EMI e a
Ori vivem no Ara separados, Ori é aquele que está aprendendo e
sabedoria de outras encarnações, que permanece fechado para a
consciência da pessoa até a sua morte, durante iniciação religiosa a
pessoa passa por um ritual de corte onde abre um pouco o Ori para abrir
seu chakára para outros conhecimentos, que está sempre dentro do Ara, na
região próxima da hipófise.
Sociedade culto Egun (egungun) do sexo masculino, não é individual, porque uma pessoa não é conhecido o culto em Cuba, mas de forma generalizada, como é no caso da Sociedade Secreta a Oro, que se basea no culto a uma energia que representa o poder sobre os Eguns, através de seu capataz “Oro”. Em o caso de a sociedade Geledé, seu culto praticamente se encontra extinto na África e na América nunca chego a realizar-se.
O
poder atribuídos a elas (Yamimxorongá) é tão grande que deve ser
cuidadosamente controlado, as vezes com a ajuda da Sociedade mais
importantes a Egum, depois destas sociedades que são Eggun
individuais, envolvidas nas figuras importantes do culto religioso ou
familiar, estas são as "Sociedades Egungún”, onde o culto é baseado
Eggun masculino, que se manifestam (as fêmeas não aparecem) e usam
figurinos grande tecidos coloridos que os cobrem da cabeça aos pés, este
tipo de vestuário em África é chamada Baía EKU e na Bahía o nome Opa.
Sugestão de leitura para este tema:
ResponderExcluirhttp://culturayoruba.wordpress.com/a-concepcao-ioruba-da-personalidade-humana-abimbola/
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