Há trinta (30) anos atrás, os CIGANOS apresentavam-se somente nos trabalhos do povo do ORIENTE, juntamente com os Japoneses, Gauleses, Indianos, Indus, etc.. Trabalhavam usando roupas cor de rosa, com muitas flores e incenso, fazendo trabalhos de cura e trabalhos para o amor.
Em meu entendimento, achando que a melhor linha para o povo CIGANO trabalhar, era a linha de EXÚ, comecei fazendo pontos (músicas) e chamando o povo CIGANO nos trabalhos de EXÚ.
Eu e minha mãe já tínhamos desde 1968, um dia de sessão só para o povo de EXÚ, aliás éramos, até de uma certa forma , criticados pelos UMBANDISTAS em geral, pois EXÚ somente apresentava-se em trabalhos de caboclos, ao final das sessões, afim de fazer a limpeza nos terreiros. Fazíamos excursões à cruzeiros e cemitérios, para cruzamentos e trabalhos de firmamento, igualmente como era feito para mata, praia doce, praia de mar, cachoeira, assim por diante, completando os cruzamentos das sete linhas da UMBANDA.
Passamos então a incluir o povo CIGANO, onde fazíamos, cruzamentos e trabalhos em praças, cultuando este povo na linha de EXÚ (onde por sinal foi muito bem aceito). Tudo tinha que ser feito sempre com muito cuidado pois nesta época tudo era muito difícil para os rituais AFRO-UMBANDISTAS, imaginem tratando-se de EXÚS.
Importante que os leitores não façam confusão, CIGANOS não são EXÚS, apenas trabalham na linha dos EXÚS. Exemplo: Existem, equivocadamente, pontos para “Pomba Gira Cigana” e ainda chamam certas Pombas Giras de Ciganas, mas cabe atentar que Pomba Gira é Pomba Gira (Exú) e Cigano é Cigano.
No meu entendimento, os Ciganos são espíritos de ancestrais, que viveram nesta terra, onde tiveram certa
Como era muito discriminado, o povo CIGANO vivia em pequenos e isolados grupos às margens das cidades, com suas vidas distinta dos demais. Criaram uma espécie de proteção contra os de fora.
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